Nossa Paróquia




Criada Paróquia em 1936
Pároco: Pe. Marcos Aparecido Maciel
Fone: (43) 3559-1425
Praça Quinze de Novembro, 64
Caixa Postal: 20
CEP: 86.455-000
Joaquim Távora/PR



HISTÓRICO

A estruturação habitacional em Joaquim Távora teve início por volta de 1920 acolhendo famílias que vieram de Piraju e Tietê do Estado de São Paulo. Logo chegaram algumas famílias italianas do sul do Paraná, vieram também os Ucranianos e famílias polonesas provenientes diretamente da Europa. Assim começa o desenvolvimento da região que em 1926 recebe a estrada de ferro ligando-a as outras regiões.
O primeiro centro Religioso na região foi Guapirama que em 1918 recebeu sua primeira capela pertencendo à paróquia de Jacarezinho e depois, em 1927, passou a pertencer a santo Antônio da Platina. Em Joaquim Távora, a primeira missa foi celebrada no domingo de Páscoa no ano de 1922 pelo frei Ricardo de Vescovona, vigário de Jacarezinho que logo depois deu início a construção da primeira capela. Em 1926, Joaquim Távora passou a ser atendida pelos padres de Siqueira Campos tornando-se um Curatus (Povoação que pertence aos cuidados espirituais de um Cura) que atendia também Guapirama.
Em 1936, o Bispo diocesano de Jacarezinho, Dom Fernando Taddei, decretou a elevação do curato de Siqueira Campos a categoria de paróquia abrangendo os distritos de Guapirama, São Roque do Pinhal e Joá. O Primeiro vigário da Paróquia foi frei FRANCISCO CAPODISTA que faleceu em 15 de junho de 1936. Seu túmulo se encontra na atual matriz.
Logo a Paróquia passou pela mão de Frei HENRIQUE, depois Frei ZEFERINO CASSACO que deu início a construção da Igreja Matriz. De 1936 a 1942, a Paróquia foi atendida pelos capuchinhos, período em que passaram por aqui (frei TARCÍSIO DE BOVOLENE, sucedido por Frei TARCÍSIO DE BOVOLENE, depois veio frei DEMÉTRIO DE DUEVILLE, depois veio Frei EPIFÂNIO DE GALLIERI, vindo após frei ANACLETO DE VESCANOVA, vindo depois frei LEONARDO DE FELLETTE que assumiu a Paróquia em 1942 ficando até 1955, ano de sua morte em 14 de Julho. Seu túmulo também se encontra na atual Igreja Matriz. Foi substituído por Frei NORBERTO DE CARLI até 31 de dezembro de 1959.
Em primeiro de Janeiro de 1959, os capuchinhos entregaram a Paróquia ao bispo diocesano que apossou no mesmo dia o Padre JOÃO MULLER que foi pároco até o dia 28 de abril de 1993, o total de 34 anos, período mais longo a frente da paróquia. Nesse dia tomou posse o padre MOISÉS JOSÉ BUENO como pároco sendo que o padre João Muller ficou considerado pela população como “pároco emérito” indo morar na casa construída para ele junto a capela São Cosme e Damião inaugurada em 24 de junho de 1993 construída para esse fim. Ali morou até 1996, ano de seu falecimento.
(do período entre 1992 a 1997 não encontramos muitos registros. O relato que segue é o texto que encontramos nas primeiras páginas do segundo volume do livro tombo da paróquia)

Com a aposentadoria de P. João Miller, o novo pároco foi Pe. MOISES JOSÉ BUENO, que foi o responsável pela construção da capela são Cosme (...) Padre Moisés foi substituído por Pe. PEDRO FERRARI que priorizou a  reforma e a pintura da Igreja Matriz. (Obs: Tanto Padre Pedro Ferrari Quanto Padre Moisés deixaram de exercer suas funções sacerdotais)(...)
Outros padres que estiveram à frente da paróquia por curto período: Pe. ESDRAS MORAES FREIRE (trinta dias). Pe. JOSÉ MARQUES DA COSTA (cento e vinte dias). Pe. JOÃO BOGUS (Trinta dias). Pe. HENRIQUE UTY KANSKI, (período de 1996 a novembro de 2000), Fez a reforma na Capela do Santíssimo e colocou a placa comemorativa do Jubileu do Ano 2000, fez a pintura externa da Igreja Matriz e colocou o cruzeiro na entrada da cidade. Pe. MERQUIDES REIS ANDRADE DE SOUSA, 14 de novembro de 2000 a 10 de dezembro de 2000 (...)
Após a passagem de muitos padres, D. Fernando nomeou como pároco Pe. CLAUDINEI ANTONIO DA SILVA em 13 de dezembro de 2000. Padre Claudinei priorizou a troca de todo o forro da Igreja Matriz e a remodelação do presbitério e a troca dos bancos da igreja. Fez também a reforma no centro de formação ampliando o escritório paroquial. Também promoveu a pintura da casa da criança. Ficou na paróquia até janeiro de 2004.
Após a saída de Padre Claudinei assume como pároco Pe. MARCOS APARECIDO MACIEL em 8 de fevereiro de 2004, priorizou a construção do novo salão de festas da comunidade e atualmente trabalha na construção da casa paroquial. Durante a estadia de Padre Marcos trabalharam também na paróquia como vigários; Pe. JOSÉ ANTÔNIO DE CAMPOS, Pe. EDSON DOS SANTOS SILVA E Pe. REGINALDO ANTONIO GHERGOLET.
Ao todo passaram 24 padres pela paróquia até o presente momento. Também foram ordenados três filhos da comunidade como presbíteros da Igreja Católica: Pe. ROSINEI TONIETI, Pe. JOSÉ ANTONIO DE CAMPOS, Pe. VALTER ROBERTO PEREIRA E Pe. MARCOS RIBEIRO.

Fonte: http://www.paroquiasaosebastiaojt.com.br/index.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário